Administrador: 51 anos da profissão

• Escrito por  Simone Bertelli
  • Publicado em Demais

Administrador: 51 anos da profissão

A profissão de Administrador no Brasil completou 51 anos no último dia 9 de setembro. Ao todo, o País tem hoje cerca de 1,5 milhão de bacharéis em Administração. Quatro décadas após a aprovação da Lei 4.769/65, que regulamentou a profissão, a graduação na área já ocupa o primeiro lugar no ranking dos cursos mais procurados do país. Oferecido em mais de 1.700 estabelecimentos de ensino e com mais de 600 mil estudantes matriculados, a Administração atrai hoje, mais estudantes do que em qualquer outra área. São mais de 70.000 formandos em Administração por ano.

Não é por acaso que quase 70% dos cargos de gerência em empresas brasileiras são ocupados por Administradores. A profissão tem se desenvolvido a cada ano, ampliando a capacidade de gestão das organizações com a inclusão das novas ferramentas trazidas pela globalização, numa busca constante por
conhecimento, estratégias criativas e otimização de resultados.

Tanto a demanda do mercado de trabalho pelos profissionais da área, como o aumento da procura pela graduação, refletem o reconhecimento conquistado pela profissão no Brasil. O Administrador profissional é preparado para identificar e solucionar problemas, em todas as fases de decisão de uma organização, como planejamento, organização, direção e controle. Ele ainda é capaz de prever, evitar e solucionar questões que, sem estes cuidados, podem tornar-se fatais não apenas para a sobrevivência de empresas da iniciativa privada, mas também do serviço público, gerando sérios transtornos para a população.

Cabe ao Conselho Regional de Administração (CRA-SP) a fiscalização do exercício da profissão no Estado de São Paulo, através de um trabalho sério e competente da sua Sede e das suas Seccionais e de esclarecer à Sociedade sobre o papel do Administrador no desenvolvimento de organizações mais sustentáveis, contribuindo para o crescimento econômico e social do País.

O objetivo da CHAPA 1 MUDE, é de restabelecer uma fiscalização eficaz junto às Empresas para que com isso possamos defender o mercado de trabalho tão almejado pelos Administradores. Hoje, temos no Brasil mais de 5 Milhões de Empresas constituídas e aproximadamente 230.000 Organizações do Terceiro Setor – ONGs.

*José Alfredo Machado De Assis é graduado em administração de empresas pela “UNIFIEO” , com especialização em “Business Administration” pela Richardson Electronics (ill-USA), consultor de empresas e candidato a conselheiro nas eleições de 18 de outubro no CRA-SP pela chapa 1 Mude, no site votaadministrador.org.br.