Chieko Aoki dá 5 dicas para se destacar no mercado de trabalho

• Escrito por  Vanessa Sallas
  • Publicado em Demais

Um exemplo de empreendedorismo e referência em excelência de serviços, Chieko Aoki, fundadora e presidente da rede Blue Tree Hotels, dá algumas dicas preciosas para se destacar no mercado de trabalho. Foi eleita em 2013 a segunda mulher de negócios mais poderosa do Brasil, segundo a revista Forbes. Possui 25 hotéis em operação, que estão distribuídos em 19 cidades brasileiras. Confira as dicas:

1. Estude, ensine e abra a mente

É certo que muitas das principais lições do negócio serão aprendidas na prática. No entanto, a formação acadêmica – seja ela em cursos rápidos, superiores, técnicos ou mesmo seminários – ajuda a preparar o profissional para o desempenho no trabalho. Ensinar ajuda a refletir e aprofundar assuntos que, por já conhecer, tende a trabalhar no automático. A necessidade de analisar e aprofundar o que vai ensinar e os ganhos na troca com a audiência abrem a mente para encontrar novas soluções e conhecimento. Por isso, aprender, ensinar, compartilhar é circulo virtuoso para saltos em performance.

2. Se atente às oportunidades do dia a dia, mas seja criterioso e disciplinado

É preciso estar atento a tudo, a todo instante. As oportunidades estão à nossa volta, mas é preciso treinar o olhar para conseguir enxergar. Ao mesmo tempo, é preciso ter critério na seleção das oportunidades, organizando as prioridades, com análise crítica, foco e disciplina para evitar oscilações ou modismos.

3. Busque o que te faz feliz

Procure sair da zona de conforto, que só é boa depois de um trabalho duro que tenha nos exigido muito. E lembre-se: antes de concorrer com o mercado, concorra com você mesmo, ou seja, se desafie a superar seus próprios limites. Ser feliz no trabalho é estar em uma atividade que desperta paixão contínua, que instiga a realização pelos propósitos e que nos alimenta com energia e emoção, mesmo com pequenas conquistas. É aquela faísca da chama interna que vai empurrando a gente para buscar mais, contribuir mais e focar em alcançar mais resultados.

4. Seja protagonista do seu melhor

No mundo dos negócios, há sempre a chance de empreender e fazer acontecer ou de tomar decisões que podem levar para o caminho oposto. Ser protagonista é ter iniciativa para fazer as mudanças, de estar incomodado por não ter um papel importante para desempenhar neste mundo e investir continuamente em você para que amanhã possa ser ainda melhor. Lembre-se sempre que as decisões, mesmo as mais difíceis ou as erradas, nos tornam cada dia melhores.

5. Persista e não desista

O segredo da realização está em você! Se permita arriscar, errar, trocar e recomeçar. Desistir é tão fácil que é melhor deixar como última opção, quando toda força tenha exaurido. Todos temos dom da perseverança, do sentimento de realização, de sonhar, de ter esperança e força para sobreviver mesmo em situações adversas. Use esta capacidade em todos os sentidos, persistindo com o olhar voltado para o céu e com os pés abrindo os caminhos.