Globo Repórter desta sexta-feira (14) é uma produção da RBS TV SC

• Escrito por  Imprensa Grupo RBS
  • Publicado em Demais

Reportagem mostra o arquipélago dos Açores, de onde veio um dos povos mais influentes na colonização do país

A equipe da RBS TV em Santa Catarina apresenta a todo o Brasil nesta sexta-feira (14) o lugar de origem de um dos principais povos colonizadores do país e do estado. Reportagens produzidas pela afiliada da Rede Globo serão exibidas no Globo Repórter, mostrando as belezas e tradições das ilhas dos Açores. Imagens deslumbrantes e traços culturais que dizem muito sobre os próprios brasileiros são alguns dos achados no arquipélago, situado no meio do Oceano Atlântico.

A equipe da RBS TV passou 17 dias desbravando as riquezas deste território europeu, tão distante da porção continental. Das nove ilhas que compõem os Açores, cinco foram visitadas: São Miguel, Terceira, Faial, Pico e São Jorge. Do arquipélago, vieram os primeiros colonizadores de Santa Catarina, cuja influência se mantém evidente até os dias de hoje, sobretudo no litoral do Estado.

Entre as imagens registradas na viagem, estão gêiseres, fumarolas e majestosas lagoas formadas no interior de crateras de vulcões adormecidos. As reportagens também abordam os costumes dos açorianos, preservados nas festas de São João, na produção de doces tradicionais e no encontro com as baleias. A equipe encarou ainda uma escalada de 2.300 metros até o ponto mais alto de Portugal, a Ilha do Pico, e encontrou a beleza das Fajãs, pequenas planícies à beira-mar onde a população se estabelece.

A RBS TV, na produção do Globo Repórter sobre os Açores, contou com reportagem de Kíria Meurer, direção de Margarida Santi, produção de Ana Beatriz Azevedo, imagens de Jean Carlos e trabalhos técnicos de Faroni Mendes. O programa vai ao ar para todas as afiliadas da Rede Globo nesta sexta-feira, logo após a novela A Lei do Amor.