Dia das Crianças: Artesãos e arteiros resgatam brinquedos lúdicos

• Escrito por  Ateliê da Noticia
  • Publicado em Demais

Dia das Crianças: Artesãos e arteiros resgatam brinquedos lúdicos

A coleção de presentes da Holambra by designers para a criançada inclui jogos de tabuleiro, pião, ioiô e até pé de lata. A maior parte é feita em cedro ou em madeira da paricá e colorida com anilina. A loja conceito de Holambra foi criada para valorizar a arte e alavancar as ações sociais de geração de renda.

Criança gosta mesmo é de brincar. E para afastá-las dos aparelhos celulares, ipads, tablets e computadores, a Holambra by designers selecionou entre artistas plásticos, artesãos, designers e arteiros brinquedos criativos e lúdicos para que a infância seja marcada por brincadeiras bastante sadias.

A Coleção Criança conta com brinquedos educativos da Cirandarte, de Florianópolis, que utiliza a madeira da Amazônia (paricá), de reflorestamento, e a coloração com anilina por não ser nociva à saúde e, ainda, permitir inovações nas combinações de tons.

Todos são brinquedos lúdicos, como os numerais, o alfabeto, os quebra-cabeças de animais que trazem, inclusive um resumo da origem de cada bicho, e os tabuleiros (Dama, Xadrez, Trilha, Jogo da Velha, Resta um).

Em cedro, foram produzidos o pião comum e o pião mágico, a corda de pular com manejo em tecido estampado e o pé de lata, que desafia a garotada a andar se equilibrando em latas recicladas, uma brincadeira muito comum entre os meninos na década 50. Um presente também para os pais e avós que voltam à infância.

Tem até ioiô, considerado um dos brinquedos mais antigos do mundo, encontrado originalmente há 2.500 anos na Grécia, e que da forma como o conhecemos hoje surgiu nas Filipinas onde o seu nome significa "volte aqui".

Alguns dos brinquedos são um pouco mais complexos, como a Torre de Hanói (de origem indú e que oferece estratégia de transferência de peças) e o Tangran (quebra-cabeça chinês formado por 7 peças - triângulos, quadrado e paralelogramo - que possibilita a montagem de mais de 1.700 figuras).

Utilitários e decorativos

Na linha de brinquedos utilitários e decorativos tem o porta-lápis Pavão. Além de ornamental, ele facilita a visualização das cores dos lápis e auxilia na sua conservação.

A E.V.A. da Beca, de Artur Nogueira, criou charmosos ponteiro de lápis para meninos e meninas.

As bonecas e bonecos de pano, da Filhotes de coruja de Ribeirão Preto, também são uma graciosa opção.

Tem, ainda, os marcadores de página e os chaveirinhos de bonecas criados pelos assistidos do projeto de geração de renda do Grupo Primavera, de Campinas, o Trenzinho de letras da Artyara, de Arujá, e as camisetas com aplique e gliter para bebês, feitas pela artista plástica Sandra Kolonko.

Sobre a Holambra by Designer

A Holambra by designers funciona na Rua Dória Vasconcelos, nº 51, no Centro de Holambra, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30; aos sábados, das 8h30 às 18h e, aos domingos e feriados, das 9h, às 17h30. Informações pelo telefone (19) 3802 8044.

A loja foi criada com a proposta de desafiar os artistas das mais diversas áreas a desenvolverem novos produtos ou a customizarem artigos de decoração e, ao mesmo tempo, incentivar os projetos que garantam receita financeira para entidades assistenciais.

Os artistas, artesãos e arteiros são sempre bem-vindos para apresentar ideias e sugestões de artigos utilitários, para decoração ou presentes. A loja também está aberta aos produtos criativos elaborados pelas entidades assistenciais, para auxiliá-las em seus projetos de geração de renda.