Exposição Em Sp Mostra Colagens Abstratas Que Dialogam Com Duas Esculturas E Um Vídeo

• Escrito por  Rodrigo Cabral
  • Publicado em Demais

Com abertura neste sábado (8) na Galeria Recorte, que fica na região do Baixo Augusta, ‘O Equilíbrio do Caos’ é primeira mostra individual de Gabriella Garcia na capital paulista

A Galeria Recorte promove a partir das 18 horas deste sábado, 8 de outubro, evento de abertura da exposição ‘O Equilíbrio do Caos’, primeira mostra individual de Gabriella Garcia em São Paulo. A artista expõe duas séries de colagens com obras abstratas que dialogam com duas esculturas e um vídeo.

A série ‘Espelho’, composta de recortes de minerais e paisagens, ilustra as opções e caminhos de vida que podem ser escolhidos por uma pessoa, representando, no caso da artista, sua busca pelo equilíbrio. Esta procura está traduzida por sobreposições, ora sugerindo a leveza em relação ao entorno, ora uma ancoragem em fundações sólidas. Uma escultura de cimento, cristal e espelho reforça a proposta, enquanto uma televisão de tubo passa um vídeo em loop, sem início nem fim, numa narrativa de construção da imagem feminina.

A segunda série de obras, intitulada ‘Egg’, é composta de recortes e sobreposições de formas ovais e também aborda a ideia da busca por harmonia. Pensada como uma linha do tempo, esta série lida com a relação entre o ser humano e o mundo externo. Este diálogo sobre a influência entre o dentro e o fora também está representado por uma escultura de argila e vidro.

Permeando a exposição, a assimetria, presente nos recortes e sobreposições das formas escolhidas, indica a precaridade do equilíbrio sempre procurado e, às vezes, alcançado. Para ver imagens de algumas obras da exposição, clique aqui.

Sobre a artista – Gabriella Garcia iniciou seus experimentos com colagem em 2012, aos 20 anos. Autodidata, logo começou a criar a partir de seu acervo pessoal - com fragmentos de livros e revistas - a fim de dar forma aos sentimentos presentes em seus diferentes níveis de consciência. Transitando por temas múltiplos, da sexualidade ao abstrato, sua obra comporta intervenções com técnicas mistas, como colagens sobre madeira e adaptações de objetos. Hoje, a artista se reinventa e atravessa uma fase de experimentações com estruturas especiais, esculturas e instalações.

GALERIA RECORTE – EXPOSIÇÃO ‘O EQUILÍBRIO DO CAOS’
Artista: Gabriella Garcia
Curadoria: Julie Dumont
Abertura: Sábado, 08 de outubro, a partir das 18 horas
Visitação: Até 26 de Novembro
Endereço: Rua Augusta, 829, Consolação
Horário de visitação: Terças a sextas, das 12h às 21h e Sábados das 11h às 18h
Site: www.galeriarecorte.com.br
Facebook: www.facebook.com/galeriarecorte
Contato: (11) 3368-9824 / 98200-0805

SOBRE A GALERIA RECORTE

A Galeria Recorte é um espaço multicultural que reúne arte e beleza. Única galeria de arte de São Paulo voltada exclusivamente para obras que utilizam a técnica de colagem, foi idealizada pela arquiteta e empresária Anna Gadelha e tem a curadoria de Lucas Ribeiro Pexão. O espaço tem como principal característica apresentar artistas que estão despontando no mercado independente de arte. A Galeria Recorte abriga cerca de sete exposições por ano, com duração média de 50 dias cada. Inspirada em lugares híbridos como os que existem em Nova York e em Barcelona, por exemplo, a Galeria Recorte une um salão de beleza unissex com serviços tradicionais como corte, coloração e química, depilação, serviços do Dia da Noiva e Dia do Noivo; e uma galeria de arte, a única da cidade voltada exclusivamente para obras que utilizam a técnica de colagem.