GERAR Norte e Nordeste divulga índices de IATF da última estação de monta

• Escrito por  Gilson Andrade
  • Publicado em Demais

Reunião realizada em Carolina, no Maranhão, recebeu 44 convidados dos Estados do Maranhão, Tocantins, Pará e Piauí

O GERAR Norte e Nordeste, realizado em Carolina, no Maranhão, nos dias 15 e 16 de setembro, recebeu 44 convidados, sendo 20 técnicos, que atuam nos Estados do Maranhão, Tocantins, Pará e Piauí. Izaias Claro Junior, Coordenador de Serviços Técnicos - Bovinos da Zoetis, abriu a reunião lembrando que, na última estação de monta, foram aplicados em torno de 8,2 milhões de protocolos de IATFs (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) em todo o Brasil, sendo que, desse total, 2,1 milhões de inseminações foram realizadas por técnicos que integram o GERAR. “Ou seja, este seleto grupo de técnicos respondeu por 25,6% do total de IATFs computadas na última estação, o que comprova a força do GERAR”, destacou Izaias.

No primeiro dia de reunião em Carolina, os assuntos debatidos entre os técnicos presentes giraram em torno dos dados de protocolos de IATF aplicados na última estação de monta pelos 250 integrantes do GERAR-BRASIL, que são agrupados e analisados pela equipe do médico veterinário José Luiz Moraes Vasconcelos, o “professor Zequinha”, da FMVZ-UNESP de Botucatu (SP), a universidade parceira do grupo. Mediador de todos os encontros regionais, o professor Zequinha também apresentou, no primeiro dia de evento, os números exclusivos dos trabalhos reprodutivos coletados pelos técnicos do GERAR-N/NE durante a estação 2015/2016.

O GERAR-N/NE analisou informações de 69 fazendas, contabilizando 50.085 inseminações, o que representou 6% do total de dados de IATF recebidos pelo grupo na estação de monta passada. Desse total de sincronizações, registrou-se 25.482 gestações, o que resultou numa taxa média de prenhez à IATF de 50,9%. Em TETF, o grupo foi responsável por 4.350 sincronizações (22% do total nacional), com taxa de prenhez de 36,4% (1.588 matrizes gestantes).

Um dos temas que mais foram debatidos durante os dias de reuniões do GERAR é a utilização da estratégia de indução de puberdade com MGA em novilhas associada a protocolos de IATF subsequentes. Durante o encontro em Carolina, o professor Zequinha também reforçou aos técnicos do GERAR a importância do uso de MGA 13 a 18 dias pós-IATF, estratégia que tem como objetivo melhorar a eficiência reprodutiva de novilhas e vacas.

“Depois de anos de trabalhos com a tecnologia, hoje sabemos que a utilização de MGA possibilita o aumento da proporção de novilhas ciclando no início dos protocolos de IATF, o que resulta no aumento de taxa de concepção”, esclareceu o professor.

Palestras –A palestra ministrada por Rogério Fonseca, diretor da Agropecuária Fazenda Brasil (AFB), abriu o primeiro dia de reuniões no Maranhão abordando o tema “Sequência da Adoção de Tecnologias em Fazendas de Cria”. No dia seguinte, outros sete convidados fizeram apresentações ao público presente no encontro do GERAR. Cristiano Ribeiro, Gerente do Departamento Técnico Corte da ABS, começou o ciclo de palestras com o tema “Sync – Gestão Reprodutiva Eficiente”. A palestra seguinte abordou o tema “Indução de Puberdade com MGA: Estratégia para Melhorar a Eficiência Reprodutiva de Novilhas de Corte”, ministrada por José Henrique P. dos Santos, Consultor Técnico da Zoetis. Depois foi a vez de Felipe Brasileiro, do GERAR-N/NE, apresentar o assunto “Manejo Reprodutivo de Novilhas de Corte: Importância da Indução de Puberdade e Avaliação Ginecológica”. Keile Cavalcante, também do GERAR-N/NE, foi a palestrante seguinte, escolhendo o tema “Utilização do Protocolo de 12 Dias como Estratégia para Melhorar a Taxa de Prenhez em Primíparas”. A última apresentação antes do intervalo para o almoço foi realizada por Mauro Meneghetti, Gerente da Linha de Cria - Bovinos da Zoetis, que abordou o tema “Evolução e Aprendizados com Genômica no Nelore”.

No período da tarde, após as discussões dos dados de TETF orientadas pelo professor Zequinha, a médica veterinária Jakeline Pessoa, também do GERAR-N/NE, deu continuidade ao assunto abordando o tema “Evolução dos Resultados de TETF na Agropecuária Santa Bárbara”. Pablo Paiva, gerente de produtos da Zoetis, encerrou a bateria de palestras do dia com o assunto “Controle Estratégico 5-8-11 Zoetis: Melhor Controle da Verminose e Mais Arrobas por Hectare”.

Próxima reunião – Iniciado em julho, o GERAR CORTE 2016 promoveu, além do encontro em Carolina/MA, reuniões técnicas em Pirenópolis/GO, Pirapozinho/SP, Viamão/RS, Poconé/MT, Esmeraldas/MG e Bonito/MS.

Sobre o GERAR CORTE

O GERAR (Grupo Especializado em Reprodução Aplicada ao Rebanho) é um grupo qualificado de 250 técnicos, que trabalham e discutem inovações e resultados referentes à IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) e TETF (Transferência de Embriões em Tempo Fixo). Os dados são coletados nas fazendas de gado de corte atendidas pelos técnicos, analisados pela equipe da UNESP-Botucatu-SP e apresentados nas reuniões anuais do grupo GERAR.

Sobre a Zoetis

Zoetis é uma companhia global líder em saúde animal, dedicada a apoiar os clientes e seus respectivos negócios. Com um legado de 60 anos de história, a Zoetis descobre, desenvolve, fabrica e comercializa medicamentos e vacinas de qualidade, além de oferecer uma linha de produtos para diagnósticos e testes genéticos, somados a uma série de serviços. A Zoetis trabalha continuamente com veterinários, produtores e pessoas que criam e cuidam de animais em mais de 100 países. Em 2015, a empresa obteve faturamento de 4,8 bilhões de dólares com cerca de 9 mil funcionários. Para mais informações, acesse zoetis.com.br.