Engemon atua em obras de melhoria do Aeroporto RIOgaleão

• Escrito por  RMA Comunicação Corporativa
  • Publicado em Demais

Destaque do projeto é a implementação do datacenter, que exigiu tecnologia Tier3 de altíssima capacidade

A Engemon, empresa brasileira especializada em engenharia civil e elétrica, atuou na reforma do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro / RIOgaleão-Antônio Carlos Jobim. A companhia é responsável pelos projetos de construção civil e elétrica, além da implementação dos sistemas de ar-condicionado, segurança, monitoramento, multilateração e combate a incêndio do data center.

O Galeão, como é conhecido, é o segundo aeroporto internacional mais movimentado do Brasil e transporta uma média de quase 47 mil passageiros por dia. Considerando sua área total, ele é o maior aeroporto internacional do País, com uma pista de pouso e decolagem com 4 quilômetros de comprimento. De acordo com Nelio Konno, engenheiro da Engemon, as novas estruturas no local são importantes, uma vez que os Jogos Olímpicos do Rio 2016 exigiram uma infraestrutura moderna e funcional. "A demanda de passageiros dobrou no período dos jogos. Encaramos o desafio de entregar um trabalho de alto nível, dentro do prazo", garante Konno. O engenheiro também destaca o sistema de multilateração, instalado em parceria com a Saab, que detecta e coordena, através dos profissionais da torre de controle, qualquer aeronave existente no pátio.

Para ele, o destaque do projeto foi o novo data center de 130m², pela necessidade de segurança e alto rendimento foram adotadas premissas Tier 3 (classificação de 1 a 4, que mede a disponibilidade do data center) na concepção do projeto. "No novo data center, as manutenções podem ser realizadas sem impacto ou interrupção no funcionamento dos servidores, um dos principais requisitos dos data centers mais modernos. Para isso, foram instalados equipamentos de última geração, com redundância n+1", conclui o engenheiro.

Sobre a Engemon

Fundada em 1990, a Engemon é uma empresa brasileira especializada em engenharia civil e elétrica e sistemas especiais, que atua em todo o território nacional no planejamento e implantação de soluções para projetos, de infraestrutura, construção de data center, sistemas de automação e gerenciamento e e soluções integradas. Com oferta multidisciplinar de serviços e foco em excelência, a empresa atende a todas as áreas da engenharia dentro do conceito de sofisticação, tanto em projetos e obras, quanto nos detalhes de design de interiores. A Engemon certifica-se anualmente junto às principais normas e sistemas de gestão de qualidade, como a Leed Green Associate, Green BuildingCouncil Brasil e UptimeInstitute, e é uma das poucas empresas do setor que possui, ao mesmo tempo, as certificações ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e SA 8000. Com cerca de mil funcionários em todo o Brasil, a Engemon tem sede na cidade de São Paulo e filiais em Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Rio de Janeiro (RJ). Para mais informações, acesse o website da empresa: www.engemon.com.br.