Poliedro conquista 50% das vagas disponíveis no Einstein e as três primeiras colocações

• Escrito por    Juliana Jadon
  • Publicado em Demais

Com preparação focada no modelo do vestibular da instituição, alunos da marca educacional têm ótimo desempenho

Os estudantes do Poliedro Gabriel Herculano Lopes, Felipe Sanches Ferrari e Julia Miranda Menezes são os três primeiros colocados no vestibular para a graduação em Medicina oferecida pela primeira vez, em 2016, pela Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein. Além do Einstein, Gabriel também foi aprovado em sexto lugar na Famema (Faculdade de Medicina de Marília) e na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

O curso do Einstein seguirá o método TBL (Team Based Learning), que prioriza o aprendizado ativo dos estudantes e o trabalho em pequenas equipes. Apesar da graduação em Medicina do Einstein se tratar de um curso estreante e se basear em uma proposta que foge aos moldes tradicionais de formação, o vestibular para ingresso na primeira turma de Medicina da instituição contou com um grande número de inscritos: ao todo, 10.764 candidatos concorreram às 50 vagas oferecidas, uma relação de 215 candidatos por vaga.

Para Gabriel, a notícia da primeira colocação foi uma boa surpresa. Ele passou por uma preparação intensa no Poliedro ao longo de 2015. “O preparo foi específico sobre a prova do Einstein e, portanto, determinante para esse resultado”, diz o estudante.

O processo seletivo foi dividido em duas fases. A primeira, em novembro, avaliou as competências acadêmicas dos candidatos por meio de questões objetivas e discursivas. Já a segunda etapa, em janeiro deste ano, voltou-se para as competências pessoais necessárias à formação de um bom médico. Para tanto, o Einstein utilizou um método de admissão propagado em países como Canadá, Estados Unidos e Austrália, mas que é ainda uma novidade no Brasil, as Múltiplas Mini Entrevistas (MME). A seleção confrontou o candidato com diferentes situações, nas quais foram avaliadas competências como empatia, compaixão, liderança, pensamento crítico, comunicação efetiva, trabalho em equipe, ética e motivação.

“Para auxiliar os alunos na preparação para esse novo modelo de vestibular, o Curso Poliedro ofereceu um treinamento, que apresentou as MME, discutiu as competências que seriam avaliadas e, principalmente, permitiu que os alunos tivessem a oportunidade de simular algumas situações que poderiam encontrar na segunda fase do Einstein”, explica o coordenador da Turma Medicina do Poliedro, Rodrigo Fulgêncio Mauro.

Os alunos inscritos no treinamento foram divididos em dois grupos e, após uma apresentação teórica, organizados novamente em subgrupos para que pudessem passar pela experiência de uma MME. A cada subgrupo foram apresentadas 11 situações diferentes, extraídas de entrevistas realizadas em processos seletivos no exterior e adaptadas para o contexto brasileiro. Em cada situação, um aluno era convidado a participar.

O treinamento proposto pelo Poliedro respeitou os limites de tempo determinados em edital para a segunda fase do Einstein, ou seja, 2 minutos para a leitura e compreensão da situação proposta e 6 minutos para apresentação de uma solução ou discussão a respeito.

Cada um dos subgrupos foi coordenado por uma orientadora educacional do Poliedro. Os alunos receberam feedbacks sobre suas respostas e força de sua argumentação, além de sugestões sobre postura e expressão corporal. Parte das situações apresentadas exigia que o candidato tomasse uma decisão sobre determinado problema, muitas vezes envolvendo dilemas éticos, e argumentasse com solidez.

Resultados consistentes

O Poliedro tem nos resultados dos Vestibulares de Medicina a comprovação de excelência de sua metodologia. No Vestibular 2016, o Poliedro contabilizou 71 aprovados das 175 vagas disponíveis na USP Pinheiros. Entre eles está o estudante Diego Ohara Silva, primeiro colocado. Também foram aprovados 66 alunos do Poliedro em Medicina na Santa Casa.

Outro grande resultado é a primeira colocação em Direito na USP, por parte do estudante João Vitor Silva Rodrigues. Ao todo, o Poliedro já contabiliza, em 2016, 1.170 aprovados pelo SISU/Enem, em 86 universidades, de 23 diferentes estados, mais o Distrito Federal.

Para mais informações acesse www.sistemapoliedro.com.br.