Fabricante de chocolate artesanal aposta em máquinas industriais usadas e faz economia de 50%

• Escrito por  Egom PR Agency
  • Publicado em Demais

Com a crise, mercado de máquinas usadas cresceu em oferta e procura, empresas se especializaram na área e dão todo o suporte para localizar, testar e adaptar equipamento, se necessário. Sócios da Raros Fazedores de Chocolate compraram temperadeira de segunda mão pela metade do preço

Há tempos Cesar Frizo, fundador da Raros Fazedores de Chocolate, procurava uma temperadeira de chocolates para comprar. Entre os fabricantes encontrava diversos modelos, mas todos com uma capacidade mínima muito alta para o tamanho atual da sua produção. Foi aí que, pesquisando na internet, encontrou uma máquina usada no tamanho ideal para seu negócio. E o melhor, custava a metade do valor de uma nova. A temperadeira é essencial para garantir a produção do chocolate de alta qualidade.

Frizo localizou a temperadeira no estoque da Camargo Máquinas, uma empresa especializada na comercialização de equipamentos industriais usados, e descobriu um mercado que ainda não conhecia. “Ficamos encantados com o suporte que tivemos para testar a máquina e ver se realmente se adequava à nossa necessidade”, disse o empresário. A máquina comprada para a Raros Fazedores de Chocolate havia sido pouco usada, a Camargo Máquinas colocou o comprador em contato com o antigo dono e a temperadeira ainda saiu pela metade do preço de uma nova.

A crise econômica vem mudando o mercado de máquinas e já se pode dizer que de cada cinco máquinas comercializadas hoje, quatro são usadas. E vários fatores contribuíram para isso. A oferta de máquinas usadas cresceu, mais empresas reduziram a produção, se desfizeram de ativos ou até mesmo fecharam as portas. Do outro lado do balcão, empresários querem comprar máquinas, mas tem orçamento limitado também em função do momento econômico e não encontram linha de crédito.

Para Giovana Carmago, diretora comercial da Camargo Máquinas, o grande atrativo desde mercado é que são equipamentos usados, seminovos, que muitas vezes não apresentam desvantagens significativas em relação a um novo. Aliás, Cesar Frizo, da Raros Fazedores de Chocolates, enxergou um diferencial a mais: “as máquinas antigas são muito mais bonitas, dão um ar retrô à linha de produção, um diferencial especialmente para nós que queremos que os clientes vejam o chocolate sendo produzido.”

Saiba mais sobre a Camargo Máquinas

A Camargo Máquinas começou a atuar neste segmento em 2005 e vem acompanhando o crescimento expressivo da demanda. Hoje conta com um estoque grande, sendo a maior parte composta de máquinas para a indústria alimentícia. Tudo isso está armazenado em um galpão da empresa na cidade de São Carlos, no interior de São Paulo. Mas em número de máquinas cadastradas, a empresa tem um estoque de 7 mil unidades. São equipamentos que estão à venda pelo Brasil afora, voltadas para os diferentes segmentos da indústria. Não é raro a empresa atender compradores até de outros países da América do Sul. Mais informações em http://www.camargolivre.com.br

Saiba mais sobre a Raros Fazedores de Chocolate

Criada por dois agrônomos – Cesar Frizo e Vanessa Rizzi, a Raros Fazedores de Chocolate nasceu sob o conceito From Bean to Bar (das amêndoas até a barra de chocolate) para produzir um chocolate natural, feito exclusivamente de cacau, sem aromatizantes, lecitina de soja, gordura vegetal e outros produtos utilizados normalmente. Os produtos da Raros Fazedores de Chocolate não têm adição de leite, por isso são livres de lactose. A fábrica, baseada em Guarulhos, na Grande São Paulo, usa o cacau brasileiro classificado entre melhores do mundo. Mais informações em www.rarosfazedoresdechocolate.com.br