A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Áreas verdes em prédios comerciais e residenciais tornam-se tendência

  • Escrito por  Maitieli Weber
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Os espaços verdes em residenciais e prédios comerciais estão se tornando tendência no mercado imobiliário. O motivo é que, além de deixar os ambientes mais bonitos e agradáveis, as áreas verdes promovem benefícios para a saúde e para mente, como alívio de estresse, melhora do sono, redução da pressão arterial, diabetes, além da melhoria da função do sistema imunológico.

Contudo, é preciso de uma inteligência mercadológica para inserir esses espaços e garantir que eles se conectem com as pessoas. Geraldo Abud Rossi, Diretor da BLU Urban Thinking, empresa de Inovação e Desenvolvimento Imobiliário, explica que antes de inserir as áreas verdes em prédios residenciais ou corporativos é importante fazer uma pesquisa de tendências e analisar de que forma essas espaços podem contribuir de forma positiva para os frequentadores ou moradores do empreendimento. “Muitas empresas acham que é simples inserir áreas verdes, mas muitas vezes esses espaços se tornam obsoletos e não possuem aquela conexão desejada. Fazer um estudo e ter pessoas com experiência no assunto, é a melhor forma de desenvolver esses espaços com harmonia e inteligência”, explica ele.

Depois desta análise, e a vez da equipe de arquitetura dar vida aos ambientes. Betina Chede, diretora da BCh Arquitetos, conta que há várias maneiras de inserir espaços verdes. “Eles podem vir através do paisagismo, de telhados verdes, de jardins verticais e de elementos que são colocados nas áreas sociais, como por exemplo, plantas e árvores em espaços fitness, spas e áreas de uso em comum”, ressalta ela.

Além de fazer bem para a saúde e deixar o empreendimento mais bonito esteticamente falando, os espaços verdes ainda contam com outro benefício: a diminuição do calor e, consequentemente, a valorização da sustentabilidade. Um exemplo de empreendimento que contou com grande espaço de áreas verdes é o MULTI Open Shopping que está sendo construído na Costa Leste de Florianópolis. Nele, Betina explica que foram pensadas lajes verdes, que vão controlar a temperatura dos ambientes e proporcionar um clima agradável aos visitantes.

Outros empreendimentos também ganharam esse diferencial, como o empreendimento THAI, no Campeche, onde o Espaço Zen, que conta com spa, piscina térmica e camas para massagem estão cercados de áreas verdes através do paisagismo. No próprio empreendimento, existe o THAI Garden que busca trazer essa conexão com a natureza e seus moradores. Já o empreendimento North Side chama atenção pelo seu paisagismo do lado de fora. Diferentes cores que se harmonizam com a fachada, dão o toque final ao empreendimento localizado no Novo Campeche. O Jai, também localizado no Novo Campeche, buscou unir elementos para promover ainda mais essa integração do morador com a natureza. O Kanaloa Residence, localizado no Rio Tavares, também é outro exemplo de empreendimento que conta com espaços verdes. Ele possui jardins verticais, muito utilizados quando os jardins de chão não são possíveis serem implantados no projeto.

Betina explica que essa tendência veio para ficar já que não é um avanço apenas no Brasil, mas no mundo todo. A França, por exemplo, que enfrenta altos problemas com níveis de poluição atmosférica, aprovou uma lei que obriga os prédios a terem telhados verdes ou placas solares. “Agora é torcer para que as empresas que desenvolvem projetos imobiliários enxerguem os benefícios destes espaços verdes para o sucesso de seus empreendimentos e adotem de vez essa ideia verde do bem”, finalizada a arquiteta.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Sobre nós::

 

Siga-nos::

 

Notícias::

Mais Itens::