Confira 4 dicas para economizar na construção de sua casa

• Escrito por  Marina Fernandez
  • Publicado em Demais

Confira 4 dicas para economizar na construção de sua casa

Um dos sonhos de milhares de pessoas é poder construir a própria casa do jeito que sempre desejou. Afinal, ver um projeto com essa dimensão sair do papel é uma das sensações mais satisfatórias da vida.

Mesmo com toda a empolgação, alguns detalhes importantes precisam ser devidamente avaliados com muito cuidado antes de dar início à obra. Para garantir uma boa economia e diminuir os gastos com a construção da melhor maneira possível, o planejamento é uma das primeiras e principais etapas. É nessa parte que você irá definir todos os custos e traçar alternativas para poupar o máximo de dinheiro possível mesmo após a mudança.

Caso você tenha dúvidas de como reduzir as despesas de forma significativa na construção da sua casa, leia as dicas abaixo e fique atento a todos os detalhes. Confira:

Pesquise na internet

A internet é um meio de comunicação que veio para revolucionar e é uma ótima opção para fazer pesquisas de diversos assuntos. Procure por projetos e informações sobre arquitetura e urbanismo. Atualmente, é possível acessar revistas digitais especializadas no assunto, ideais para as pessoas se aventurarem nessa área, podendo até mesmo criar seus próprios projetos pessoais de casa. Confira o maior acervo sobre arquitetura e deixe a sua imaginação ganhar forma.

Planeje bem o seu projeto

A economia começa desde o planejamento da obra. O primeiro passo é escolher o engenheiro e os arquitetos que ficarão responsáveis por construir a sua casa. O arquiteto será responsável por projetar o esquema arquitetônico, elétrico e hidráulico. Após isso, o engenheiro irá fazer os cálculos necessários e se certificará de que tudo será feito conforme as especificações de todo o projeto.

Antes de começar a obra, é preciso que você também fique atento ao tipo de terreno. Faça as adequações necessárias do projeto para evitar gastos futuros. Se o terreno for irregular, por exemplo, esse estudo irá servir para que você saiba se será possível construir sem precisar mexer em nada ou se irá precisar realizar uma terraplanagem.

É nesse momento que você irá precisar salientar ao engenheiro e ao arquiteto que o seu objetivo é não gastar além do limite colocado. Informe o valor que você tem disponível para financiar a obra e fique atento às especificações pedidas pelos profissionais. Peça um cronograma com todas as etapas do procedimento, isso poderá evitar que você gaste no futuro, pois você saberá, por exemplo, em quanto tempo precisará pagar os pintores e os pedreiros, por exemplo. Peça também aos profissionais indicações de lojas de material de construção que tenham peças com valores mais acessíveis.

Telhado, portas e janelas

É muito importante que você faça escolhas conscientes do telhado, das portas e das janelas de sua nova casa. Geralmente, esses são os itens mais caros da lista dos materiais. Por conta disso, é preciso que você pesquise bastante na internet sobre quais são as suas melhores opções para aquele determinado espaço. Para economizar ao comprar as janelas, prefira modelos que são feitos de alumínio e que não precisam de estrutura adicional para a instalação. O telhado também exige muitas despesas, pois precisam ser feitos com telhas bastante resistentes e uma mão de obra de qualidade e especializada, que geralmente é cara. Faça um bom planejamento e pesquise bem antes de comprar.

Acabamentos

É possível encontrar muitas opções de acabamentos com preços acessíveis no mercado. Os acabamentos simples, diferente do que as pessoas pensam, cumprem bem a sua função e atendem perfeitamente às normas técnicas. Os pisos, por exemplo, podem ser encontrados em diferentes opções que não custam muito, como é o caso do cimento queimado. Caso você prefira um piso que não retenha muito calor, considere utilizar a cerâmica. Se quiser optar pela madeira, prefira, nesse caso, pisos laminados, que possam ser limpos com mais facilidade e removidos facilmente em caso de mudança.