A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

8 conceitos sobre finanças para crianças de até 10 anos

  • Escrito por  Gabriella Mosena/Rodrigo Bernardino
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Os pequeninos também já podem se inteirar sobre o assunto de “saúde financeira”, comenta o educador financeiro, Uesley Lima.

O Brasil é um país pobre em Educação Financeira. Pensando nisso, o educador financeiro Uesley Lima, trader da Bolsa de Valores e sócio fundador do Grupo The One, empresa de investimentos, lista 8 conceitos sobre finanças para ser ensinados ao público infantil, de até 10 de idade. “As crianças absorvem muito mais do que os adultos”, considera Lima. Confira:

1 – Poupança

Ensinar as crianças a poupar é uma dica importante. Tente materializar o ato de ‘poupar’ para seus filhos. Por exemplo, quando der um ‘porquinho’ de cofrinho para eles, ensine-os a separar cada dinheiro, o destino de cada quantia. Assim, eles entenderão melhor que o dinheiro do ‘cofrinho 1’ é para um gasto imediato, e o do ‘cofrinho 2’ para algo mais específico.

2 – Crédito

Dá para ensinar a criança o que é ‘empréstimo’. Ensine-a a emprestar uma coisa com uma data a ser desenvolvida a ela. Coloque esse conceito na cabeça dos pequenos. Por exemplo: ‘Me empresta tal brinquedo, e eu te devolvo daqui a quatro dias’. Faça isso sempre de forma lúdica, frisando a importância de que aquilo que tomou emprestado deve ser devolvido no prazo e, caso haja algum atraso, haverá certo grau de ‘punição’.

3 – Administração de recursos

Esse ponto é muito importante e está relacionado à poupança. Os pais já gastam dinheiro com as crianças. O fato é: desde cedo, vocês precisam tentar colocar na cabeça delas a ideia da mesada e o que elas vão fazer com o dinheiro que receberam. Isso vai criando valores na cabeça da criança, de como ela deve administrar os recursos que tem.

4 – Investimento

Não é muito fácil mostrar para uma criança que o dinheiro vai evoluir e que ela consegue economizar. Mas uma forma de se falar em investimento é introduzindo a criança nesse universo. Por exemplo, quando estiver lendo uma notícia, mostre e explique a ela o que é uma ação; quando passar perto de uma empresa grande, diga: ‘Você sabia que você pode ser dono dessa empresa, comprando um ‘pedacinho’ dela?’; use blocos ou outros objetos simples para ilustrar suas explicações.

5 – Preços

Toda vez que você fizer uma compra cotidiana, mostre à criança o preço daquilo. Diga que aquilo que ela está consumindo tem um valor e precisa ser pago. Talvez você possa pensar que isso é chato de ser feito, mas lembre-se de que a educação financeira se aplica nesses conceitos.

6 – Consumo

Esse conceito também está aplicado ao consumo. A maior parte dos pais tem problemas com as crianças que querem compulsivamente alguma coisa. Como tirar o consumismo das crianças? Você precisa mostrar a elas o que é o necessário e o que é compulsão. Uma das formas de ensinar isso é usar as propagandas da televisão como exemplo. Use o objeto principal da propaganda para ilustrar a ideia de compulsão e real necessidade.

7 – Dinheiro

Você precisa ensinar às crianças o que é o dinheiro, a moeda, o cartão. Quanto a este último, ensine que quando o cartão é passado na ‘maquininha’, determinada quantia em dinheiro está saindo da sua conta. Familiarize sempre as crianças com esses conceitos.

8 – Renda

Desde a infância, você pode ensinar a criança que, para ter dinheiro, é preciso, na idade adequada, trabalhar, empreender, de que a profissão que ela seguir um dia vai render um dinheiro que ela possa gastar.

Gostou das sugestões? Para saber mais dicas sobre o assunto de finanças, acompanhe Uesley Lima nas redes sociais. Ele está presente no Facebook e YouTube: The One Invest/ Periscope: Uesley Carvalho Lima/ e Grupo The One: www.grupotheone.com.br

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Sobre nós::

 

Siga-nos::

 

Notícias::

Mais Itens::