A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

5 dicas para desenvolvimento da inteligência emocional

  • Escrito por  Chris Santos
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Você está consciente de suas limitações, bem como de suas forças pessoais, como um líder? Você consegue lidar bem com suas emoções negativas, por exemplo, recuperar-se rapidamente quando fica contrariado ou tenso? As respostas a estas questões dependem do aprimoramento de ações e competências ligadas à inteligência emocional.

“As pessoas devem ser responsáveis pela própria conduta, reconhecer as próprias emoções e os efeitos delas em seu comportamento e desenvolver mais flexibilidade às mudanças, especialmente nesses tempos de transformações e incertezas”, explica Prof. Randes Enes, empresário, coach, consultor de empresas, professor da FGV e autor do livro “A empresa espiritualmente dirigida”, lançado em agosto. Mas, como ampliar seu nível de inteligência emocional, especialmente para efetuar a gestão de equipes? O especialista apresenta 5 dicas para que um líder promova o desenvolvimento da sua inteligência emocional:

1- Faça uma autoavaliação realista de suas limitações e pontos fortes. Bons líderes conseguem, até mesmo, demonstrar bom humor em relação a estes pontos. Reconhecem que precisam se aprimorar e são receptivos às críticas construtivas e ao feedback.

2- Fortaleça seu autocontrole, pois os líderes que conseguem dominar suas emoções e impulsos podem canalizar essa energia de maneira produtiva. Esta característica é especialmente valiosa em situações de grande pressão, crises e estresse.

3- Tenha iniciativa para obter mais controle sobre seu destino e criar as oportunidades, ao invés de esperar que apareçam. Os líderes com iniciativa não hesitam em combater burocracias e questionam os limites das regras, quando necessário, para criar mais e melhores possibilidades para o futuro.

4- Inspire as pessoas para criar ressonância da sua postura e atitude junto à equipe e, ao mesmo, tempo estimular o grupo em direção à uma visão ou missão em comum. Líderes inspiradores oferecem um sentido de propósito e de pertencimento estimulante e que vai além da realização das tarefas do dia a dia.

5- Desenvolva habilidades de administração de conflitos para se comunicar com todas as partes, entender as diferenças e expectativas e promover uma visão que possa ser endossada por todos. O líder não hesita em fazer o conflito emergir para que se possa abordá-lo e redirecionar a energia para uma solução compartilhada e de comprometimento.

Sobre o Prof. Randes Enes

Mestre em Sistemas de Gestão pela Qualidade Total, com ênfase em Gestão Estratégica de Pessoas e MBA em Organizações e Estratégia pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ); MBA Internacional em Gestão de Negócios na Universidade de Lisboa (ISCTE); e MBA em Gestão de Marketing de Varejo na Fundação Getulio Vargas (FGV). Há nove anos é docente na FGV nos programas de MBA, Pós-Graduação, CADEMP (Corporativo e Online) nas áreas de recursos humanos, estratégia, marketing e vendas. Empresário e consultor executivo em gestão estratégica de pessoas e negócios, comunicação organizacional, treinamentos comportamentais, negociação, liderança, gestão de vendas, coaching, comportamento do consumidor, entre outros assuntos. Pesquisou e publicou artigos acadêmicos no Brasil e na Europa sobre Espiritualidade Corporativa.

Lançou o livro “EMPRESA ESPIRITUALMENTE DIRIGIDA: COMO A SUA ORGANIZAÇÃO PODE SE TORNAR UMA DAS 10 MELHORES PARA SE TRABALHAR”, no qual aborda a gestão de pessoas e analisa como as empresas e os profissionais podem compartilhar uma visão alinhada de valores humanos, entre eles felicidade, satisfação, bem-estar, vitalidade e entusiasmo.

O Prof. Randes traz em sua bagagem profissional 20 anos de experiência em empresas nacionais e internacionais atuando recentemente como Diretor de Relacionamento, Diretor de Marketing e Diretor Executivo de Marketing & Inovação. Foi também coordenador dos cursos de altos estudos em inteligência estratégica e liderança no Centro de Treinamentos dos Fuzileiros Navais na Marinha do Brasil.

Acompanhe o Prof. Randes Enes nas redes sociais e internet:

YouTube: https://www.youtube.com.br/profrandes

Facebook: https://www.facebook.com/profrandes.com.br

Site: http://www.profrandes.com.br/

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Sobre nós::

 

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::