Blue Tree Premium Verbo Divino é um dos vencedores do 10º Prêmio Masterinstal com economia de mais de 25 mil litros de água por dia

• Escrito por  Vanessa Sallas
  • Publicado em Demais

Hotel foi reconhecido por seu sistema de tratamento e reaproveitamento de água na maior premiação do segmento de instalações

O Blue Tree Premium Verbo Divino, empreendimento da rede comandada pela empresária Chieko Aoki, foi um dos vencedores do 10º Prêmio Masterinstal, na categoria “Qualidade, Conformidade e Sustentabilidade em Instalações”, em função do sistema de tratamento e reaproveitamento de água instalado no hotel, inédito na América Latina.

O reconhecimento se deve, especificamente, à implementação de dois sistemas: o de aproveitamento de águas de chuva, feito por meio da captação no heliponto, e o de tratamento de águas cinzas, provenientes de duchas e lavatórios nos 330 apartamentos do hotel. Para este último procedimento, foram criadas colunas independentes para captar a água, fazendo com que chegue ao 1º subsolo do edifício, onde estão localizados os sistemas de tratamento para reuso. Estima-se uma redução no consumo de água potável de cerca de 26.700 litros de água por dia com a medida.

A demanda de água não potável do empreendimento é de cerca de 570 mil litros de água por mês, o que representa 32% da necessidade de água do empreendimento, que é provida pelos sistemas de aproveitamento das águas de chuva e das águas cinza. A economia anual, de cerca de 6.800.000 litros, é o equivalente a 684 caminhões-pipa de água potável e enche quase três piscinas olímpicas de 2.500.000 de litros, por exemplo. Outro grande benefício para o empreendimento é parar de usar água potável para fins não potáveis como regas de jardins, lavagem de pisos e garagens, torres de resfriamento e bacias sanitárias dos apartamentos.

O Masterinstal é a maior premiação do segmento de instalações e tem como objetivo valorizar e reconhecer as empresas e profissionais das indústrias de instalações. Além desta premiação, o hotel é o primeiro no Brasil a conquistar o selo LEED, a mais importante certificação internacional de edifícios verdes, fomentada pelo USGBC (United States Green Building Council).

“Estar entre os premiados do 10º Prêmio Masterinstal é uma grande realização. Esta conquista é mais um incentivo para continuarmos neste ritmo de desenvolvimento, mantendo nosso objetivo constante de alcançar a excelência em todos os sentidos, dos serviços à sustentabilidade”, afirma Chieko Aoki.

O projeto do hotel contou com a parceria de empresas como a M3TRO Cúbico e a Hidro Z.

Mais informações sobre a Blue Tree Hotels podem ser obtidas em www.bluetree.com.br