Softex chega à região Norte e anuncia o INDT como seu novo Agente Regional

• Escrito por  Vania Vial
  • Publicado em Demais

Sistema Softex passa a contar com 23 Agentes Regionais distribuídos por 14 Estados brasileiros

A Softex anuncia a expansão de sua presença geográfica para a região Norte do país com o credenciamento do INDT – Instituto de Desenvolvimento Tecnológico, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), que atua em cooperação com empresas, governos, universidades e outros centros no Brasil e também no exterior, como seu Agente Regional em Manaus.

O Sistema Softex passa a contar com uma rede de 23 Agentes Regionais distribuídos por 14 estados brasileiros prestando apoio e orientação local às empresas de software e serviços de TI desde a sua preparação para o ingresso no mercado até o auxílio para exportação, internacionalização, obtenção de recursos financeiros e acesso a informações de inteligência de mercado. Os Agentes Regionais representam localmente a entidade e trabalham em articulação com a iniciativa privada e com os governos estaduais e municipais, contando ainda com o suporte de centros acadêmicos e de instituições de fomento.

“Como parte da estratégia de conferir mais competitividade e musculatura às empresas nacionais, sentíamos a necessidade de expandir a nossa atuação para a região Norte e isso só foi possível graças à forte sinergia com o INDT, que incorpora ainda mais valor à nossa rede por sua tradição no desenvolvimento de projetos de P&D. A zona franca de Manaus colaborou para a criação de um ecossistema inovador e estimulou o desenvolvimento de novas tecnologias. As empresas locais poderão agora se beneficiar de nossos programas e seguiremos fomentando o estímulo à criação de novas empresas de base tecnológica”, destaca Fabian Petrait, vice-presidente de administração e finanças (CFO) da Softex, lembrando que segundo o Índice de Cidades Empreendedoras 2014 (ICE) da Endeavor, Manaus ocupa a décima posição entre as 14 cidades mais empreendedoras do país.

Dentro desse projeto de desembarque no Norte do país, a Softex iniciou no ano passado uma série de ações de aproximação com os governos estaduais da região, com a academia e entidades locais, tendo inclusive firmado um protocolo de intenções com governo do estado visando à realização de ações estratégicas para a promoção comercial e fomento à economia digital.

A parceria prevê, entre outras iniciativas, a realização de ações estratégicas de estímulo e retenção de profissionais de TI, estímulo à disseminação da língua inglesa para os programadores, promoção do empreendedorismo e apoio à inovação, aproveitando, inclusive, a expertise do INDT.

“Nosso histórico local nos permitiu construir uma ótima relação com a comunidade desenvolvedora e considero isso um de nossos maiores ativos. O ambiente empreendedor e de inovação de Manaus é bastante vibrante, com um grande número de indústrias atraídas pela zona franca e muitas startups. Entretanto, é uma região que se ressentia da falta de apoio de programas como os desenvolvidos pela Softex. Paralelamente à vocação manufatureira que se estabeleceu na região, acreditamos que é possível também agregar ainda mais valor, transformando-a em um polo de alta tecnologia e inovação. Por isso é tão importante para nós poder atuar como um Agente Regional da entidade”, analisa Geraldo Feitoza, presidente do INDT.

Fundado em 2001 e com unidades em Manaus e Brasília, o INDT é um centro de P&D privado e independente que desenvolve soluções em design, hardware, software, conectividade e gestão ágil de projetos por meio da contratação direta para os setores bancário, eletrônicos de consumo, logística, manufatura, varejo, telecom e utilities. O Instituto também possui laboratórios exclusivos na América Latina com equipamentos direcionados para pesquisa e desenvolvimento em telecomunicações, hardware experiência do usuário, imagem, validação e cloud & big data.

Contabilizando mais de 2 milhões de habitantes, a capital do estado do Amazonas é o principal centro financeiro, corporativo e econômico da Região Norte do Brasil, possuindo atualmente 378 empresas de TIC que empregam cerca de 2.950 pessoas. “Apesar de ainda contar com uma participação modesta no número de empregos no estado, os setores de serviços de tecnologia da informação têm apresentado um acentuado crescimento, tanto na evolução do número de empresas como de empregos, e a parceria com a Softex pode nos ajudar a acelerar esse processo”, conclui Geraldo Feitoza.

A Softex continua trabalhando na expansão de sua capilaridade e expansão para as regiões Sul e Nordeste, preferencialmente em Estados que ainda não contam com a presença de representantes da entidade.

Siga a Softex nas Mídias Sociais:
Twitter: @SOFTEX_NAC
Facebook: https://www.facebook.com/softexnacional/
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/softex_3?trk=company_logo

Sobre a Softex

A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro - Softex é gestora, desde a sua criação em 1996, do Programa para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Programa Softex, considerado prioritário pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). É uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que tem como objetivo executar atividades de apoio, desenvolvimento, promoção e fomento para a Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI, sempre pautada pelas seguintes diretrizes: disseminação e auxílio à implantação das melhores práticas em desenvolvimento de software e gestão empresarial, capacitação de recursos humanos para o setor; auxílio à obtenção de recursos financeiros junto a fontes públicas e privadas; produção e disseminação de informações qualificadas sobre e a indústria brasileira de software e serviços de TI; apoio ao empreendedorismo e à inovação; formulação de políticas de interesse do setor; e apoio à criação e ao desenvolvimento de oportunidades de negócios tanto no Brasil como no exterior. O “Sistema Softex” reúne mais de 2.000 empresas de todo o território nacional e é integrado por uma ampla rede formada por 22 Agentes regionais que prestam apoio e orientação local às empresas em seu entorno. As ações da Softex contam com o apoio institucional, técnico e financeiro de diversas entidades, entre as quais ABES, ABDI, Abinee, Abragames, Abvcap, Apex-Brasil, Anprotec, Assespro, BID, BNDES, Brasscom, CNI-SESI-SENAI, CNPq, Embrapa, Fenadados, Fenainfo, Finep, Frente Parlamentar de Informática, IBGE, INPI, SBC, Sebrae, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério da Cultura (MinC), Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Sobre o INDT

O INDT – Instituto de Desenvolvimento Tecnológico é um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) independente e sem fins lucrativos com o objetivo de gerar novos conceitos, produtos e soluções tecnológicas que tragam valor a empresas nos setores de Manufatura, Varejo, Telecomunicações, Mineração, Agronegócios, Saúde, entre outras. Há mais de 15 anos no mercado desenvolvendo projetos de P&D para clientes do mundo inteiro, o INDT possui unidades em Manaus e Brasília. Sua base de trabalho é orientada para a gestão de talentos, proporcionando um ambiente de possibilidades para experimentação, com laboratórios de classe mundial, ricas oportunidades de interação interdisciplinar e contínuos programas de capacitação, além de um clima informal e sintonizado com uma equipe apaixonada por superação. A dinâmica de atuação é baseada em cooperação com seus clientes, governo, universidades, empresas e outros centros, favorecendo seu compromisso com pesquisa, capacitação de talentos, geração de patentes e produção científica. O investimento nesses elementos favoráveis à pesquisa e ao desenvolvimento constitui um dos fortes diferenciais do INDT e o tornam o Parceiro Natural para a Inovação.