A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Crianças do Núcleo México 70 participam de projeto de educação integral para melhorar aproveitamento escolar e fortalecer relação com as famílias

  • Escrito por  Tamer Comunicação
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Núcleo habitacional reúne 19 mil moradores em situação precária de moradia, submetidos a uma série de riscos ambientais e sociais

As experiências irão subsidiar a formulação de políticas públicas o Plano Municipal Decenal de Direitos Humanos da Criança e do Adolescente

O núcleo habitacional México 70, localizado no bairro Vila Margarida, em São Vicente, reúne 19 mil moradores que vivem aglomerados em precárias palafitas. O grande crescimento populacional do bairro, que nos útlimos dez anos alcançou 297% (IBGE 2000), produziu espaços que submeteram a população a uma série de riscos ambientais e sociais.

Numa tentativa de colaborar com a reordenação desse cenário, o projeto “Nossa Escola é em Todo Lugar”, desenvolvido pelo Centro de Pesquisa e Apoio à Infância e Adolescência, iniciou este ano um trabalho com 50 crianças e adolescentes entre 11 e 14 anos com o objetivo de melhorar sua relação com a escola e fortalecer a capacidade dos familiares para acompanhar o desenvolvimento dos filhos.

A proposta é proporcionar oportunidades de educação integral que ajudem a ampliar o interesse pelo ambiente escolar, demonstrando que o aprendizado pode estar em diversos espaços. As crianças e os adolescentes do México 70 participam de oficinas como leitura, escrita, alfabetização cultural e ambiental, esporte educacional, lazer e cultura. Por meio de expedições culturais a museus, cinemas e palestras, o projeto quer ampliar as vivências e fortalecer o aprendizado em diferentes eixos temáticos.

As familias também são envolvidas em todas as ações para que se sintam mais próximas da rotina de seus filhos e exerçam um papel fundamental no estímulo à frequência e ao aproveitamento escolar. Diagnóstico realizado para a elaboração do projeto demonstrou que as dificuldades enfrentadas no cotidiano e o analfabetismo afastam os responsáveis do dia a dia dos estudantes. Para reverter este quadro, estão sendo propostas atividades e reuniões semanais que promovam maior articulação entre as escolas, os serviços socioassistenciais locais e a comunidade.

A partir dessas experiências, o projeto produzirá uma sistematização de alfabetização integral que subsidiará o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Vicente para a formulação de políticas públicas, que serão incorporadas ao Plano Municipal Decenal de Direitos Humanos da Criança e do Adolescente.

O Centro de Pesquisa e Apoio à Infância e Adolescência foi selecionado pela Fundação Itaú Social, por meio do Edital para a Destinação de Recursos aos Fundos da Infância e Adolescência (FIA). Os valores são provenientes da destinação de 1% do imposto de renda devido das empresas do Conglomerado Itaú Unibanco Holding S.A.

Para este ano, o Edital está com inscrições abertas até o dia 05 de agosto. As propostas, com foco em educação integral, devem ser encaminhadas pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente.

“Os recursos devem ser aplicados em projetos inovadores que inspirem caminhos para políticas públicas”, explica a Coordenadora de Mobilização Social da Fundação Itaú Social, Cláudia Sintoni.

O Itaú Social destinará os valores ao Fundo para apoiar ações, serviços, programas ou projetos educacionais voltados ao acesso à cultura, à arte, à ciência, à tecnologia, ao lazer e ao esporte. As inscrições recebidas serão analisadas durante os meses de agosto a outubro e o resultado final tem previsão de divulgação para 30 de novembro. A íntegra do edital e a relação de documentação necessária estão disponíveis no site da Fundação Itaú Social (www.fundacaoitausocial.org.br).

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

 

Notícias::

Mais Itens::