A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Tecnologia: pesquisa da RTB House analisa impacto de anúncios mobile

  • Escrito por  Diego Segura
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Número de produtos por anúncio, tamanho do banner e plataforma de interação foram alguns dos itens analisados pelo estudo, que avaliou o comportamento do usuário em campanhas promovidas pela empresa em quase 40 mercados

A participação de mercado da publicidade tradicional para desktop está caindo. Em contrapartida, no caso dos dispositivos móveis, o movimento é inverso. De acordo com o Interactive Advertising Bureau (IAB), as receitas de publicidade digital nos Estados Unidos bateram o recorde de US$ 59,6 bilhões em 2015, impulsionadas, principalmente, pelo segmento de smartphones e tablets. No ano passado, as receitas de mobile bateram os US$ 20,7 bilhões – um aumento de 66% sobre 2014. O mobile também vem contribuindo para o crescimento dos investimentos em tecnologia programática. Em 2016, esse segmento representará 69% de todos os gastos com publicidade digital programática de display nos EUA, segundo a empresa de pesquisas de mercado eMarketer.

De olho nessa realidade, a RTB House, uma empresa de tecnologia global especializada em soluções para cenários complexos de retargeting, investigou qual seria o “anúncio perfeito” para dispositivos móveis. A empresa analisou centenas de campanhas publicitárias que executou em quase 40 mercados ao redor do mundo, com o intuito de identificar os parâmetros que influenciam no engajamento dos usuários, como tamanho do banner, número de ofertas e demografia. Os dados utilizados são provenientes de ferramentas personalizadas de retargeting desenvolvidas pela RTB House. Confira alguns dos resultados:

Interação com o anúncio
As análises da RTB House mostraram que os CTR (Click Through Rate, a relação entre o número de cliques e o total de anúncios exibidos) alcançados em dispositivos móveis são mais elevados do que os das campanhas realizadas em desktops. Nos desktops, o CTR médio é de 0,73%, enquanto em smartphones a média é de 0,84%. Os tablets são os que apresentam o melhor desempenho, com um CTR de 0,87%.

Rodrigo Lobato, country manager da RTB House no Brasil, enfatiza que a relevância dos anúncios mobile vem crescendo significativamente ao longo dos anos, sobretudo com a entrada dos jovens, com novos comportamentos de compra, no foco de vendas das marcas. "Para os consumidores conectados de hoje, os dispositivos móveis são, muitas vezes, a primeira plataforma de sua jornada de compras. Os mais jovens estão mais propensos a serem impactados por anúncios mobile se esses forem segmentados com base em dados de mídias sociais e histórico de navegação na internet. Por isso, é importante explorarmos estratégias de publicidade eficazes, que consigam garantir que a mensagem certa chegue até esses compradores potenciais. Quanto mais precisos forem os anúncios, maiores as chances de atrair o cliente e finalizar a compra", afirma.

Número de produtos
As campanhas de publicidade no celular são diretamente influenciadas pelo número de ofertas apresentadas em cada anúncio. A pesquisa da RTB House mostrou que os modelos mais eficazes continham 12 produtos. Esses anúncios alcançaram uma média de CTR de 1,4% em smartphones e de 1,3% em tablets.

Nos smartphones, o CTR dos banners com 12 produtos foi 43% mais elevado do que o dos anúncios com seis produtos. Na comparação com os banners com três produtos, a vantagem é ainda maior – uma diferença de 52%. A pesquisa mostra ainda que os usuários tendem a clicar menos em anúncios com cinco produtos, que têm um CTR equivalente a um sexto do registrado pelos banners com 12 produtos.

No caso dos tablets, os anúncios com 12 produtos têm um desempenho 19% melhor do que os de seis produtos. Já a vantagem sobre os banners com três produtos é de 39%. O CTR dos anúncios com 12 ofertas é ainda cinco vezes maior do que os banners com apenas uma.

"Assim como nas tradicionais campanhas de desktop, quanto mais produtos você puder mostrar em um banner, maior a chance de atrair compradores. Podemos, por exemplo, incluir em um mesmo anúncio itens de diferentes categorias já visitadas pelo usuário, aumentando a chance de despertar seu interesse", explica o country manager da RTB House no Brasil.

Tamanho do banner
A pesquisa da RTB House analisou ainda três dos tamanhos de anúncio mais populares no mobile: 300x250, 320x100 e 320x50. O formato que se mostrou mais eficaz foi o 300x250. Seu CTR médio em smartphones é de 1,03%. Esse retorno é 186% maior do que o do modelo 320X50 e 133% melhor do que o 320x100. No caso dos tablets, o formato 300x250 alcançou um CTR médio de 1,04% - respectivamente, uma vantagem de 305% e 174% na comparação com os outros dois formatos analisados.

Rodrigo Lobato explica que não é uma surpresa que grandes anúncios tenham melhor desempenho. "Banners maiores são melhores para atrair a atenção do consumidor, especialmente quando falamos das pequenas telas dos dispositivos móveis, que são usados principalmente com o usuário em movimento”, afirma.

Resultados para o anunciante
Como os dispositivos móveis tornaram-se parte do cotidiano dos consumidores, os comerciantes encontram neles novas oportunidades para otimizar seu ROI de publicidade.

“Ao utilizar uma tecnologia bem desenvolvida, que permite que você personalize a mensagem e promova apenas os produtos nos quais os consumidores já estavam interessados, podemos elevar as chances de os usuários serem impactados pelo anúncio e tomarem a decisão de compra", afirma o country manager da RTB House no Brasil. "O segredo é conseguir impactar o comprador mais relevante onde quer que ele esteja, seja em seu smartphone, tablet ou desktop, e o retargeting personalizado ajuda a encontrá-lo. No entanto, é importante ter em mente que o mobile não deve ser usado sozinho, mas sim integrado a uma estratégia global de marketing digital", conclui Lobato.

Sobre a RTB House
A RTB House é uma empresa de tecnologia focada em oferecer um serviço completo de retargeting, feito sob medida para as necessidades de cada cliente. A tecnologia exclusiva de real-time bidding da companhia gera resultados competitivos para a sua clientela global através de cenários de retargeting sofisticados, segmentação avançada e otimização de campanha em tempo real. A RTB House oferece aos anunciantes a flexibilidade de operar em busca de seus objetivos de curto, médio e longo prazo com o máximo desempenho.

A RTB House opera globalmente com escritórios em Varsóvia, Praga, Moscou e São Paulo. A empresa atingiu a rentabilidade com apenas três anos de operação, tendo lançado sua primeira campanha em 2012. A RTB House roda atualmente 850 campanhas exclusivas para marcas globais na Europa, na região da Ásia-Pacífico e na América Latina. É composta por mais de 140 especialistas de performance, análise de dados, atendimento ao cliente e desenvolvedores. Para mais informações, visite www.rtbhouse.com.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

 

Notícias::

Mais Itens::