A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Mercado Municipal de Peixes de Ubatuba é ponto de parada imperdível para visitantes

  • Escrito por  Comunicação Prefeitura Municipal de Ubatuba PMU
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Em três anos sob gestão da Colônia Z-10 de pescadores, Mercado se tornou atração turística de qualidade

“É o mercado de peixe mais bonito do Brasil em termos de organização e apresentação do produto porque somos nós, pescadores e pescadoras, que o administramos”. É assim que Marilucy Bernardes, primeira mulher a comercializar no Mercado Municipal de Peixes de Ubatuba, define o resultado da gestão da Colônia de Pescadores Z-10 “Ministro Fernando Costa” na administração do mercado, estabelecida como contrapartida do convênio assinado em 2013 com a Prefeitura de Ubatuba.

Jerri Morais, presidente da Colônia Z-10, lembra que o mercado estava abandonado nessa época. “Pagávamos nossa taxa anual, entrávamos aqui apenas para trabalhar e íamos embora”, explica. Isso mudou a partir do momento em que os pescadores assumiram a responsabilidade pela gestão e manutenção do mercado, decidida em assembléia.

“Começamos a fazer a reforma das portas dos banheiros, pintamos tudo, instalamos quatro portas de aço, iluminação em todo o mercado, exaustores para espantar as moscas, substituímos o piso de cimento por cerâmica. Também canalizamos a água que antes saía da lateral do mercado diretamente para a rua”, lembra Jerri.

As benfeitorias não pararam por aí. “Também instalamos um sistema de som e de câmeras que, além de vigiar o mercado, significa mais segurança para o pescador que trabalha em sua banca. E agora temos 7 balanças novas que são comunitárias, todas compradas pelo pescador”.

Em parceria com a Comtur e a Prefeitura, ainda foram pintados o banco e arrumadas as pontes: “Compramos a tinta e pedimos reforço com a mão-de-obra para a pintura e a troca do madeiramento que estava muito velho e escorregadio, oferecendo perigo para todo mundo”, conta. As pontes também receberam iluminação.

A sinalização do mercado é outro item que foi melhorado a partir do convênio estabelecido. Foram colocadas placas de proibido andar de bicicleta que ajudaram a reduzir o número de acidentes com os frequentadores do mercado.

Perguntada sobre o que mudou no mercado desde 2013, a jovem Ana Carolina Santos, responde de maneira direta: “Tudo”. Ela trabalha na comercialização do peixe e frequenta o mercado desde os 10 anos de idade. A afirmação é reforçada também por Osvaldo Aparecido Giaretto, que está no mercado desde sua abertura, em 1991.

Todas essas benfeitorias só foram possíveis porque, além do convênio estabelecido, os pescadores colaboram com uma taxa diária que atualmente é de 10 ou 20 reais, segundo o tipo de camarão que vendem.

“O mercado é sobretudo do pescador e, portanto, é meu também, não é só da Prefeitura. Eu tenho embarcação, sou pescador e dependo deste espaço, é como se fosse minha casa”, ressalta Jerri. Ele acrescenta que todas essas ações resultaram ainda na melhoria do atendimento a toda a população e aos turistas e na venda de mais peixe, impulsionada também pela estratégia de divulgação do mercado junto às rádios locais e nas embalagens de pão.

Capacitação e fortalecimento do setor pesqueiro

O objetivo do convênio estabelecido entre a Prefeitura de Ubatuba e a Colônia Z-10 é o de fortalecer o setor pesqueiro de Ubatuba por meio da assistência ao pescador e do apoio à administração da entidade. Isso envolve diferentes atividades, entre elas, a elaboração da Carteira do Pescador Profissional, o registro de embarcações e a realização de cursos de interesse da categoria como, por exemplo, sobre processamento e comercialização do pescado e o acompanhamento e informação sobre atualizações na legislação para o setor.

Delma Rolim de Oliveira conta que a categoria está mais unida agora. “Além de decidirmos tudo coletivamente, também organizamos e participamos de festas, como a Festa do Pescador, no dia 29 de junho, e a Caiçarada, no final de agosto”.

Para o secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Maurici Romeo, o convênio significou melhora na vida dos pescadores por conta do aperfeiçoamento da Colônia no atendimento de suas necessidades. Maurici destaca também que “o empoderamento da comunidade para que fizesse a gestão direta do mercado teve como consequência um aumento direto em seus ganhos”.

“Os pescadores são uma categoria fundamental na cidade, tanto no aspecto econômico, quanto no cultural, social e histórico. A parceria feita é um exemplo do que acontece quando os trabalhadores se auto-organizam para comercializar diretamente seu pescado. Todos saem ganhando: governo e sociedade”, avalia o prefeito Mauricio.

Serviço:

O Mercado Municipal de Peixes de Ubatuba está aberto ao público das 7 às 18 horas, de segunda a sábado, e aos domingos, das 7 às 14 horas. Ele se localiza no Centro, próximo à Ponte que leva ao Perequê-Açu.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

 

Notícias::

Mais Itens::