Energia solar é alternativa para captação de água no campo

• Escrito por  Marina Fernandez
  • Publicado em Demais

Energia solar é alternativa para captação de água no campo

A região sudeste do Brasil enfrenta atualmente um dos períodos de mais intensa escassez de água da história. Apesar de as chuvas terem voltado, continuam insuficientes para o abastecimento tanto dos reservatórios quanto para o uso doméstico e irrigação. Para reverter essa situação e não comprometer a vida social e econômica dos cidadãos nem dos produtores rurais da região, a solução pode estar na energia solar.

Uma boa e eficaz alternativa para a escassez de água das chuvas, é a utilização dos lençóis freáticos principalmente para a agricultura, um dos setores que mais consome água no mundo. A nova técnica consiste na utilização de bombas de irrigação submersas movidas a energia solar, que trazem à superfície a quantidade de água necessária para o uso do agricultor rural.

Além de sustentável, a técnica garante o fornecimento de água com constância e impede a escassez do recurso durante todos os períodos e estações do ano. Os equipamentos podem ser instalados em poços ou cisternas, são de fácil instalação e sua durabilidade é tão grande quanto a promessa de garantir água “eternamente”.

O produto já está em alta e pode ser encontrado no mercado facilmente, pois possui uma estrutura simples e componentes que são comuns a qualquer loja especializada em produtos rurais ou de jardinagem. A técnica não precisa ser exclusiva de ambientes rurais, podendo também ser instalada em zonas urbanas – em casas, reservatórios, bebedouros e tanques de água, por exemplo.

É preciso, no entanto, atentar-se às exigências do produto. Como trata-se de uma tecnologia movida à fotossensibilidade, é imprescindível que as placas de captação da energia solar sejam alocadas em lugares que tenham alta exposição aos raios do sol. Além disso, é necessário que o local comprovadamente tenha um lençol freático para a extração da água que será utilizada, além do aval do órgão público competente para o uso da tecnologia.

Esses tipos de sistemas de irrigação, principalmente os que funcionam com energias renováveis e através de técnicas sustentáveis, têm sido mais utilizados ao redor do mundo. Em regiões de climas áridos e semi-áridos, como no Nordeste brasileiro e em alguns pontos do Centro-Oeste, a energia solar e a utilização de bombas de irrigação tornou-se mais comum, já que a alta incidência de raios solares ocorre em quase todo o ano e os lençóis freáticos são bem recorrentes.

O painel solar é encontrado em diversos tipos de lojas e pode ser comprado para as mais diversas ocasiões, estando disponível em centenas de modelos e em diferentes faixas de preços. As bombas movidas a energia solar também podem ser encontradas nos mais diversos aspectos. Pesquise o melhor preço e modelo para você e não fique sem essa nova tecnologia que só está trazendo benefícios para quem a adquire.