A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Gerente Geral da Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias (AFEAL) fala sobre o mercado e as expectativas para FESQUA 2016

  • Escrito por  RM Press | Comunicação Estratégica
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Fernando Rosa, gerente geral da AFEAL - Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio fala sobre o panorama do mercado e as expectativas para a 11ª edição da FESQUA | Feira Internacional de Esquadrias, Ferragens e Componentes que será realizada de 21 a 24 de setembro de 2016, no São Paulo Expo, em São Paulo. Para o executivo, o momento é de “olhar para dentro da empresa” e planejar estrategicamente o negócio de modo a estar preparado para a retomada dos negócios.

1. Como está hoje o mercado da construção civil? E em relação ao setor de esquadrias de alumínio?

A crise econômico-política e o clima de incertezas têm afetado todos os setores produtivos e de serviços no Brasil. A construção civil não ficou imune, a redução de lançamentos e “estoques” altos compromete o crescimento do setor. O SindusCon estima que o PIB da Construção recue 5% neste ano.

De acordo com a Neoway Creactive, empresa parceira da AFEAL, que realiza estudos customizados para nossa entidade, a crise econômica do Brasil deve postergar a recuperação do mercado imobiliário até, pelo menos, meados de 2017, devido a disponibilidade mais rigorosa de financiamento, um grande volume de cancelamentos de vendas e os atrasos na conversão de recebíveis em caixa.

2. Quais são os principais desafios e tendências deste mercado?

As incorporadoras serão mais criteriosas em relação a novos lançamentos, priorizando imóveis mais econômicos e nichos específicos de mercado, mas não afetando os requisitos básicos de desempenho.

Os fabricantes de esquadrias deverão estar atentos a estas tendências. É o momento de “olhar para dentro da empresa”, melhorando processos, mantendo mão de obra qualificada, preparando suas empresas para atender as exigências técnicas e controlando custos.

3. Em sua análise, quais as perspectivas para o setor?

A demanda permanecerá reprimida até o retorno da confiança do consumidor e da menor restrição de crédito. Com poucos lançamentos e o crescente déficit habitacional, especialistas consideram também que haja um possível gargalo futuro no mercado. Entendo que as empresas do nosso setor deverão planejar estrategicamente seu negócio de modo a estarem preparadas para a retomada dos negócios.

4. Números e perspectivas do setor.

Acompanhando o setor, os tipos residenciais devem apresentar retração em 2016 na evolução da metragem quadrada: edifícios residenciais com 1,2% de queda e casas/condomínios -2,5%. O percentual de participação dos tipos residenciais se mantém estáveis desde 2014.

Para as obras de edifícios comerciais, que detém cerca de 45% da representatividade em 2016, há expectativa de queda de 28,6% no volume de m² para o ano.

Já as obras de shopping devem apresentar crescimento no ano, cerca de 14,6% em relação ao ano passado. Sua participação cresce 10 pontos percentuais desde 2015, chegando a representar 37% do segmento comercial em 2016.

(fonte: Neoway Creactive – Relatório AFEAL)

5. Participação AFEAL na FESQUA 2016.

A AFEAL é apoiadora oficial da FESQUA e reconhece-a como principal evento do setor de esquadrias do Brasil. Utilizamos a oportunidade para divulgar serviços e promover a cultura da qualidade junto aos públicos de interesse (fabricantes, construtoras, arquitetos, especificadores, fornecedores). Tradicionalmente a AFEAL se apresenta com a “Ilha AFEAL”, espaço onde empresas associadas podem demonstrar seus produtos, além dos produtos institucionais da Entidade.

Este ano realizaremos na FESQUA o 2º Encontro Nacional da Indústria de Esquadrias de Alumínio onde pretendemos reunir 300 empresários para debater o setor.

6. Na sua opinião, como a FESQUA contribui para o desenvolvimento do setor?

A Fesqua tem papel fundamental no desenvolvimento do setor. É através da feira que novas tecnologias e produtos inovadores são lançados. Como toda a cadeia produtiva participa da feira, é possível encontrar um grande portfolio de produtos relacionado às esquadrias. Uma excelente oportunidade para a troca de experiências e disseminação de conhecimento.

7. Expectativas para esta edição.

A expectativa é que esta edição estimule novos negócios, apresente um ambiente positivo para a criação de parcerias e principalmente estimule o setor de esquadrias a buscar soluções conjuntas para transpor os desafios do segmento.

Mais informações: www.fesqua.com.br

Serviço


11ª FESQUA | Feira Internacional de Esquadrias, Ferragens e Componentes


Eventos Simultâneos: 10ª Tecno Fachadas | Salão de Tecnologia e Acabamento de Fachadas; 18ª Expo Serralheria | Feira de Equipamentos e Serviços para Serralherias; Sebraser | Seminário Brasileiro de Serralheria e 10ª FEITINTAS | Feira da Indústria de Tintas, Vernizes e Produtos Correlatos.

Data: 21 a 24 de setembro de 2016, 4ª a 6ª das 14h às 21h | Sábado das 10h às 19h

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo – SP – Brasil

Transporte gratuito: Rua Nelson Fernandes, 450 – Acesso pelo Terminal Rodoviário Jabaquara

* Evento gratuito para profissionais do setor

Sobre a Cipa Fiera Milano

A Cipa Fiera Milano é especializada em feiras de negócios e publicações técnicas, e tem como objetivo aproximar organizações e criar oportunidades de relacionamentos por meio da realização de grandes feiras e publicações de revistas segmentadas na América Latina.

Fiera Milano no Mundo

Localizada em Milão - Itália, a Fiera Milano é líder de mercado nos segmentos de feiras e congressos, tanto em número de visitantes e expositores, quanto na excelência das exposições. Com escritórios em oito países ao redor do mundo, a Fiera Milano possui um portfólio que se destaca das demais promotoras de feiras em termos de gama de setores econômicos representados e qualidade dos eventos. A cada ano suas exposições atraem mais de 30 mil expositores e cinco milhões de visitantes.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

 

Notícias::

Mais Itens::