“Roteiros verdes” são alternativas para aproveitar o final de semana

• Escrito por  Sandra Regina Silva
  • Publicado em Demais

Visitante pode fazer trilhas no parque estadual de Teodoro Sampaio, curtir o sossego do balneário em Presidente Bernardes ou visitar o jardim botânico em Bauru

Sentir o cheiro de grama, passar a tarde relaxando na beira do lago, se aventurar em uma tirolesa. Atividades como essas desaceleram a rotina, trazem benefícios para a saúde e ainda podem ser cenário de memórias inesquecíveis. Para celebrar o “Junho Verde”, a CART- Concessionária Auto Raposo Tavares elenca seis destinos para o usuário aproveitar um dia de folga e entrar em contato com a natureza.

O interior já é conhecido por sua tranquilidade em relação às cidades metropolitanas, mas de Presidente Epitácio a Bauru, a hospitalidade se alia a roteiros ao ar livre, aos esportes aventureiros e, principalmente, à consciência da preservação da fauna e da flora. Veja algumas atrações:

Parque Estadual Morro do Diabo - Teodoro Sampaio: O Parque Estadual Morro do Diabo foi criado na década de 80 com o objetivo de preservar uma das últimas florestas de planalto do Brasil. O local conta com 34.000 hectares de Mata Atlântica e espécies típicas da vegetação, como a anta, queixada, bugio, puma, onça-pintada e mico-leão-preto. Por lá é possível fazer uma trilha até o alto da mata e se deleitar com paisagens belíssimas.

Campo Belo Resort - Álvares Machado: ótima opção para toda a família. Além da comodidade hoteleira, o resort possui uma área externa, a Fazendinha, onde as crianças podem passear de charrete, pônei e a cavalo, assim como visitar búfalos, peixes, galinhas, patos, gansos e porcos.

Cidade da Criança- Presidente Prudente: O Complexo Turístico tem atividades para todas as épocas do ano, inclusive para quem entra no clima do “Junho Verde” e não quer ficar parado, com o stand up paddle e o pedalinho. Para as crianças, o parque oferece visitas interativas ao zoológico e ao aviário, que têm como estrelas o hipopótamo e o mutum do sudeste. Segundo o Complexo Turístico Cidade da Criança, animais domésticos e silvestres são abrigados a fim de estimular a educação ambiental para a preservação das espécies.

Balneário Bom Futuro - Presidente Bernardes: o balneário é um convite à prática de atividades ao ar livre tais como arvorismo, quadriciclo, ponte suspensa, tirolesa, passeio a cavalo, paintball, pedalinho e caiaque, pescaria e trilha. O local possui também área de camping arborizada e playground.

Parque Ecológico Bióloga Tânia Mara Netto Silva - Ourinhos: o último trecho de Mata Atlântica de Ourinhos é uma das principais reservas ambientais da cidade. O parque é um ponto de encontro para quem quer fazer trilha, passar o dia e se exercitar, enquanto alguns macacos dão as boas-vindas aos visitantes.

Jardim Botânico - Bauru: oferece atividades voltadas à conservação das plantas e da educação ambiental para todas as idades. Mantém reservas ecológicas do Cerrado, um jardim medicinal sensorial e uma trilha ecológica ao longo de sua extensa área verde.

O verde de todos

A CART conscientiza os usuários das rodovias que é preciso respeitar o meio ambiente durante passeios verdes como esses. Recolher o lixo depois do piquenique e não alimentar os animais silvestres são algumas das atitudes que tornam a convivência mais harmônica entre homem e natureza.

Viagem tranquila

Nas rodovias administradas pela CART, existem paradas de descanso rápido nas 12 bases do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) equipadas com fraldário, água e banheiros disponíveis aos motoristas. Em caso de problemas mecânicos, os socorros mecânico e inspeção da rodovia funcionam 24 horas por dia.

Em mais de 834 km de rodovias, o motorista dispõe de diferentes canais de comunicação: o 0800 773 00 90, com ligação gratuita; telefones de emergência (call box) instalados a cada quilômetro nas rodovias duplicadas e o CART Atende! que funciona 24h nas paradas de descanso ao longo do Corredor CART.

Serviço:

Parque Estadual do Morro do Diabo: Abre de terça-feira à sexta-feira, das 8h às 17h, na SPV 28 – KM11. Teodoro Sampaio.

Campo Belo Resort- Álvares Machado: Localizado na Estrada AVM-030. Estrada Vereador José Molina, km 3,7 (acesso pela Cel. Goulart) pela SP-270 Rodovia Raposo Tavares, saída Km 576.

Cidade da Criança- Presidente Prudente: De terça-feira a domingo das 9h às 17h, na SP-270 Rodovia Raposo Tavares, km 561, Presidente Prudente.

Balneário Bom Futuro – Presidente Bernardes: De terça-feira a domingo, das 8h às 17h, na Estrada Vicinal s/n (entre Presidente Bernardes e Santo Anastácio, com acesso pela SP-270 Rodovia Raposo Tavares).

Parque Ecológico Bióloga Tânia Mara Netto Silva- Ourinhos: Funcionamento diário das 8h às 18h. Endereço Rua Pedro Silvestrini, 125, Jardim Paulista.

Jardim Botânico Municipal – Bauru: Abre diariamente das 8h às 16h. SP-225 Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, km 232.

A CART, uma empresa Invepar Rodovias, administra o Corredor CART, que é formado pela SP-225 João Baptista Cabral Rennó, SP-327 Orlando Quagliato e SP-270 Raposo Tavares, no total de 834 quilômetros entre Presidente Epitácio e Bauru, sendo 444 no eixo principal e 390 quilômetros de vicinais. A concessionária está inserida no Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, instituído em 1998 com a finalidade de suprir as necessidades de investimentos na infraestrutura de transportes, fundamentais ao desenvolvimento do Estado, bem como ao conforto e à segurança dos motoristas e usuários.