Marcos Felix É O Melhor Bartender Do Brasil

• Escrito por  Monique Paoletti
  • Publicado em Demais

Após vencer o World Class Competition 2016, bartender titular do bar. irá representar o país na etapa global, que acontece em setembro, em Miami

O bartender Marcos Felix, do bar. (SP), é o grande vencedor da etapa brasileira do World Class Competition 2016 – maior campeonato de coquetelaria do mundo. A premiação aconteceu na noite de 24 de maio, após dois dias de desafios, workshops e palestras aos bartenders finalistas, em evento realizado na Hípica Paulista, em São Paulo.

Na ocasião, também foi eleito o melhor bartender do Uruguai. O vencedor foi Alvaro Pereira, do bar La Ochava, localizado em Montevideo. Pela primeira vez, tivemos uma final internacional, com bartenders do Brasil e do Uruguai. Ambos os vencedores representarão seus respectivos países, ao lado de 68 bartenders de outras nacionalidades, na final global que acontecerá em setembro, em Miami.

O World Class é uma plataforma global da Diageo Reserve, que fomenta o desenvolvimento da coquetelaria através de diferentes experiências. O World Class Competition é uma delas, que busca reconhecer e valorizar o trabalho dos bartenders. Hoje a coquetelaria vive um grande momento no Brasil. Os consumidores estão cada vez mais abertos e buscam novas formas e lugares para apreciar um bom drinque. Para essa troca, os bartenders investem cada vez mais em suas profissões, aprimorando suas técnicas, conhecimento e criatividade.

Final do World Class Competition 2016

Durante os dias 23 e 24 de maio, nove bartenders do Brasil e quatro do Uruguai disputaram uma vaga na final global. Foram quatro provas que avaliaram técnica, conceito, criatividade e excelência de execução dos drinques apresentados.

A Bel Coelho, premiada chef do Clandestino e apresentadora do programa Receita de Viagem (TLC Discovery), ministrou uma palestra sobre Fruits & Plants – tema do primeiro desafio dos competidores.

No primeiro dia, o desafio inicial foi criar receitas dentro do conceito “Fruits & Plants”. Na sequência, os bartenders enfrentaram o “Against the Clock”: desafio onde cada competidor preparou oito coquetéis em 10 minutos.

O último pré-eliminatório foi o “Seasons Summer and Winter”, inspirado nas estações do ano, onde cada competidor apresentou duas receitas: um drinque fresco para o verão e um envolvente para o inverno.

Após avaliação dos jurados, seis bartenders seguiram para desafio final, o “Around the World”. Nesta etapa: quatro representantes do Brasil e dois do Uruguai: Adriana Pino (SP – do bar Méz), Luciano Melo (Recife – do bar Loft), Marcos Felix (SP – do bar.), Rogério Souza (SP - Subastor), Adrian Guedes (Uruguai, Ovo Beach, Conrad) e Álvaro Pereira (Uruguai, La Ochava, Montevídeo). Cada competidor preparou dois drinques: um inspirado na sua cidade, apresentado no balcão e outro de algum país de sua preferência e admiração, servido em punchs para os jurados.

Marcos Felix preparou no balcão o drinque “Cariri”, com Ypiocá 5 Chaves, Cynar e bitter de aipo. Para o punch, se inspirou na Guatemala e apresentou o drinque “Guatemala Punch”.

No balcão, Alvaro Pereira preparou o “Memorias” (Tanqueray Ten, Syrup Vinho Tannat, redução de balsâmico, amoras, morangos e lima). O punch “Caprese” trouxe suas versão da cidade italiana.

Seleção dos finalistas

Os concorrentes foram classificados após a realização de duas ondas do Cocktail Journey, uma das etapas do World Class. São duas edições que selecionam os finalistas, onde os bartenders precisam criar uma receita autoral dentro do tema estabelecido: em 2016 foi Tanqueray & Tonic, um dos clássicos da coquetelaria. Dos inscritos, 29 bartenders foram para a final regional.

Neste ano, três regiões participaram da votação: São Paulo (São Paulo), Sul e Sudeste (Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba) e Centro-Oeste, Norte e Nordeste (Brasília, Goiânia e Recife).

O júri, composto por profissionais técnicos do setor, jornalistas e formadores de opinião, visitou durante duas semanas todas as casas que estavam concorrendo, para avaliar o desempenho dos bartenders. A experiência foi analisada como um todo: desde o atendimento, interação do profissional com o cliente, criatividade das receitas, e tempo e qualidade de execução dos drinques.

Para acompanhar a evolução da competição nacional e global, siga os perfis do World Class no Instagram e Facebook: @worldclassbr e World Class Brasil