Aquafeed produzirá 36 mil toneladas de ração para tilápia em Aparecida do Taboado (MS)

• Escrito por  Plínio Varoni
  • Publicado em Demais

O potencial de expansão da produção brasileira de tilápia atraiu as atenções do fundo Aqua Capital e da família Amorim – até recentemente proprietária da Nutreco Fri-Ribe Nutrição Animal, que se juntaram para instalar a fábrica de rações Aquafeed, em Aparecida do Taboado (MS), divisa com o Estado de São Paulo e às margens do Rio Paraná.

Construída de maneira modular, a fábrica tem capacidade inicial para produzir 36 mil toneladas de rações para crescimento e engorda de tilápia. Com esse volume, é possível alimentar 22,5 mil toneladas de peixes por ano.

Segundo Eduardo Marchesi Amorim, diretor-geral da Aquafeed, que esteve à frente da Fri-Ribe Nutrição Animal por 18 anos e fez a transição da venda para a Nutreco, a piscicultura brasileira cresce acima de dois dígitos por ano e tem muito potencial de crescimento nos próximos anos. “O consumo brasileiro ainda é inferior a 10 kg por ano. As potencialidades do país são enormes, devido à área, disponibilidade de água e condições climáticas”, diz. O diretor financeiro da Aquafeed é Leandro Machado, profissional do Aqua Capital - fundo controlador da Aquafeed.

A Aquafeed foi planejada para atender às necessidades da nutrição de tilápia – a espécie representa cerca de 50% da piscicultura nacional – tanto para o mercado interno quanto o externo. “A fábrica é moderna, incorpora equipamentos de última geração e já tem auditoria de empresa internacional, estando apta a atender empresas produtoras e exportadoras de filé de tilápia”, explica Eduardo Amorim.

A unidade industrial de Aparecida do Taboado conta com o sistema PEPS (Primeiro que entre é o primeiro que sai), o que facilita a rastreabilidade dos produtos. Tendo como princípio a fabricação de itens de alta qualidade, a Aquafeed conta com três balanças e moinho de alta performance, que processa 90% das partículas abaixo de 0,5mm,possibilitando melhor digestibilidade alimentar dos peixes.