5 dicas para aumentar a vida útil dos seus eletrodomésticos

• Escrito por  Marina Fernandez
  • Publicado em Demais

Os eletrodomésticos são parte importante no dia a dia das pessoas, seja para manter os alimentos conservados, limpar a casa ou lavar as roupas. Porém, é muito comum não utilizá-los da maneira correta, o que diminui a sua vida útil e aumenta os riscos de mau funcionamento.

Para que você mantenha seus aparelhos funcionando perfeitamente por mais tempo, sem a necessidade de conserto e manutenção constante, separamos algumas dicas essenciais de utilização.

1. Geladeira

O refrigerador é um dos eletrodomésticos mais utilizados em qualquer casa ou estabelecimento. Conservar a qualidade dos alimentos é muito importante e garante a saúde de todos. Porém, muitas pessoas não sabem utilizar a geladeira corretamente.

Secar as roupas nas grades que ficam atrás do aparelho pode impedir que a troca de calor com o ambiente seja feita corretamente, acarretando em problemas na parte interna do eletrodoméstico.

Ao instalá-lo, deixe sempre um vão de, ao menos, 10 centímetros entre as grades condensadoras e a parede para que a temperatura interna do refrigerador não aumente.

Abrir a porta da geladeira com menos frequência e verificar se ela está corretamente fechada é outra dica para conservar os alimentos por mais tempo e economizar energia elétrica.

2. Máquina de lavar

Na hora de lavar as suas roupas, é muito importante respeitar o limite de peso indicado na lavadora. Quando a quantidade estipulada não é ultrapassada, você garante que o funcionamento da máquina mantenha-se em perfeitas condições por mais tempo.

Adotar essa atitude diminui a necessidade de trocar peças e fazer manutenções que não sejam de rotina. Fazer uma limpeza da parte interna da lavadora a cada dois meses também é primordial para manter o eletrodoméstico funcionando de maneira adequada.

3. Fogão

O fogão é usado diariamente para preparar os alimentos, seja nos bocais de cima, seja no forno. Por estar associado ao fogo, é importante ter hábitos de uso diferenciados para evitar acidentes e manter o eletrodoméstico em bom estado.

No momento da instalação, é importante verificar se o fogão está em um local apropriado, próximo a uma tomada e à saída de gás. Para evitar queimaduras e acidentes na cozinha, não deixe panos e vasilhas de plástico próximos às chamas. Evite também usar panelas e frigideiras pequenas nos bocais maiores para que não vaze gás.

Fazer uma manutenção geral do seu fogão uma vez por ano é ideal para garantir que a vida útil dele se mantenha. Essa verificação das peças e do funcionamento do aparelho é uma forma de prevenção contra manutenções e acidentes inesperados.

4. Micro-ondas

O micro-ondas é um dos eletrodomésticos mais modernos e serve para esquentar e descongelar alimentos com rapidez. Devido à praticidade do aparelho, o seu uso torna-se muito frequente e, por isso, a necessidade de manutenção também cresce.

Realizar uma limpeza semanal da parte interna do aparelho para retirar a sujeira acumulada é essencial. Para higienizá-lo sem o uso de produtos químicos, ligue o forno com uma vasilha contendo água e rodelas de limão por três minutos e deixe-o fechado por mais dois minutos O vapor gerado ajudará a quebrar as moléculas de gordura e facilitará a limpeza posterior.

5. Aspirador de pó

Um dos grandes facilitadores da limpeza da casa, o aspirador de pó faz com que a higienização dos ambientes fique mais rápida, prática e eficiente. Mas, para mantê-lo funcionando por bastante tempo e corretamente, é importante ter alguns cuidados na hora da limpeza e da manutenção.

Evitar aspirar objetos pontiagudos mantém a integridade do saco interno do aparelho que armazena o pó e permite a utilização até o enchimento máximo. Quando for trocar o saquinho de pó, verifique se o tamanho do novo é compatível com o seu modelo de aspirador para evitar transtornos e gastos extras.

Higienizar regularmente os bicos e os canos faz com que a limpeza da casa seja feita da melhor forma, sem que o pó se espalhe por estar acumulado nas cerdas e beiradas dos acessórios do eletrodoméstico.