Mercur lança novos produtos de tecnologia assistiva a partir do projeto Diversidade na Rua

• Escrito por  Sing Comunicação de Resultados
  • Publicado em Demais

As novidades foram desenvolvidas a partir de constantes encontros e diálogos com educadores, familiares, instituições, profissionais da área da saúde e pessoas com deficiência.

Desde 2011, a partir do projeto Diversidade na Rua, a Mercur tem se relacionado com uma rede colaborativa de pessoas envolvidas com a temática de acessibilidade e inclusão: professores de salas de recursos, de APAES, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, pessoas com deficiência e seus familiares. Foi com base nesses diálogos que a empresa materializou alguns produtos que estão disponíveis na loja do Diversidade na Rua. Entre as novidades estão o Fixador de Mão em Tira, o Engrossador em Discos e a Cinta de Posicionamento para Cadeirantes.

No ano de 2015 a empresa observou em contato com esta rede que muitas das dificuldades vividas pelas pessoas com deficiência no seu dia a dia estavam ligadas a inabilidade de segurar objetos nas mãos. Nesse contexto surge na Mercur uma linha de trabalho, ligada à Tecnologia Assistiva e direcionada a construção de dispositivos Facilitadores de AVDs (atividades de vida diária). Um grupo de colaboradores de diferentes áreas da empresa, foi instituído para dedicar-se a seguinte temática: como desenvolver soluções que atendam a necessidade de pessoas com dificuldade de preensão para realizar suas atividades de vida diária – alimentação, higiene e aprendizagem – gerando independência, autonomia e dignidade, de forma acessível (preço e disponibilidade)?

Foram realizadas oficinas com diferentes pessoas, dentre profissionais da área da saúde, educação e deficientes, nas cidades de atuação do projeto (Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul). O resultado dessas atividades foi a criação dos três novos produtos: fixador de mão em tira, engrossador em discos e a cinta de posicionamento para cadeirantes.

Confira mais detalhes sobre os produtos de tecnologia assistiva:

O Fixador de Mão em Tira é um facilitador de AVDs (Atividades de Vida Diária) que possibilita a autonomia e independência às pessoas que tenham dificuldade preensão e, por tanto, de segurar objetos, dentre eles escova de dentes, brinquedos, talheres, pinceis e canetas. É flexível e tem características multifuncionais, podendo ser fixado na mão de diferentes maneiras, inclusive funcionando como um abdutor de polegar.

O Engrossador em Discos também é um facilitador de AVDs. Este recurso foi pensado como possibilidade de oferecer mais conforto às pessoas com dificuldade de preensão, tornando o ato de escrever ou pintar um momento ainda mais feliz e prazeroso. Pode ser montado de diferentes formas, de acordo com a necessidade de cada pessoa, tanto por destros quanto por canhotos. Está disponível em duas apresentações: uma desenvolvida em borracha macia e leve, pesando ao todo 20g e outra em borracha mais firme e pesada, totalizando 65g. Esta diferença de textura e peso se faz necessária, pois cada pessoa tem uma necessidade específica. O engrossador em discos leve é indicado para pessoas que possuem diminuição de força muscular. Já aquelas pessoas que apresentam movimentos involuntários, provavelmente se beneficiarão do engrossador em discos mais pesado, pois ele pode possibilitar mais estabilidade da mão no momento da escrita.

A Cinta de Posicionamento para Cadeirantes surgiu da necessidade de um produto que auxiliasse os jogadores de basquete cadeirantes a ficarem seguros e confortáveis sobre as cadeiras de rodas durante a prática do esporte. Como precisam se movimentar bastante e muitos deles não têm controle de tronco, nem sensibilidade nos membros inferiores, precisam estar fixos na cadeira para evitar que se machuquem durante o jogo.

“Muitas vezes os atletas constroem gambiarras com esta finalidade, pois as opções que existem no mercado são importadas e possuem um custo muito elevado, dificultando o acesso. Os atletas que testaram o produto descobriram que ele tem como característica a multifuncionalidade, ou seja, poderiam utilizá-lo para a prática de diversos esportes em cadeira de rodas, não só o basquete, além de utilizá-lo como forma de posicionar-se em bancos de automóveis, aviões e ônibus”, declara Cristina Fank, terapeuta ocupacional da Mercur.

Disponível em três diferentes tamanhos, para uso em abdômen, pernas e pés, esse produto possibilita ao cadeirante uma sustentação segura, permitindo a sua movimentação ativa com conforto.

Os produtos já estão disponíveis na loja do Diversidade na Rua: http://loja.mercur.com.br/

Sobre a Mercur:

A Mercur é uma empresa brasileira, fundada em 1924 na cidade de Santa Cruz do Sul (RS) e começou sua trajetória com produtos derivados da borracha. Com o passar dos anos e o repensar constante das suas atividades, a empresa entende que tudo que é produzido para atender as necessidades humanas tem um impacto no ambiente, indivíduos e na sociedade. A Mercur assume publicamente o compromisso de participar com pessoas e organizações na criação de soluções sustentáveis e que indiquem novos patamares de uso, criando facilidade que possam se traduzir em produtos, serviços ou novos modelos de comercialização. Atualmente a empresa conta com cerca de 700 colaboradores, com um portfólio de produtos voltados aos segmentos de educação e saúde, como borrachas de apagar, bolas de exercício, bolsas térmicas, muletas e etc. A companhia também atua na área industrial com soluções customizadas, disponibilizando lençóis de borracha e peças técnicas, bem como pisos especiais e revestimentos.